terça-feira, 19 de agosto de 2014

Hoje completo 30 dias sem compras

Hoje finalizo os 30 dias sem compras. Parece um desafio simples de ser cumprido, mas não é. Prova disso é que escorreguei e tive que recomeçar. 
Neste final de semana, às vésperas do fim do desafio, percebi uma mudança interessante. Passeando pelo centro da cidade entramos em algumas lojas, vi coisas lindas, e me perguntei: preciso realmente disso? Vou usar essa peça? Não vai ser apenas mais uma no guarda-roupas? Para minha surpresa as respostas foram, na ordem das perguntas: Não preciso disso. Não vou usar. E vai ficar entulhado no guarda-roupas.
Isso me surpreendeu, pois tive uma resposta quase que involuntária, uma voz falando dentro de mim, e falando a verdade. Acredito que foi a voz da razão. Essa voz somente foi ouvida porque me permiti questionar comportamentos de compra, analisar criteriosamente quanto sou influenciada por campanhas promocionais que apelam para nossas emoções e fragilidades, nos levando diretamente ao consumo desenfreado e inconsequente.
Fiquei muito feliz com essa experiência, foi realmente gratificante! A sensação é fantástica!
 Aqui
 
Isso não significa que não vou comprar mais nada, nunca. Longe disso! Tendo plena consciência do que realmente precisamos (e olha que é bem pouco) e de que existem sim produtos que vieram para facilitar a nossa vida, descomplicar nosso dia a dia, e que podemos tornar nosso consumo mais proveitoso.
Enquanto as compras não acontecem, vou seguir anotando o que penso ser necessário ou importante em minha lista de desejos (no meu caderninho), e se depois de alguns meses eu ler essa lista e o item permanecer, poderá ser um indicativo de que a compra pode ser uma boa decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário