quinta-feira, 26 de junho de 2014

Desafio do mês de julho: um mês sem compras


Hoje tomei uma decisão importante: vou repetir minha experiência de um mês sem compras. Já fiz isso em agosto/setembro do ano passado, e registrei parte da minha experiência no http://umanosemcompras.blogspot.com.br/2013/09/guest-post.html, no blog da Marina, Um ano sem compras.

A experiência foi muito positiva em minha vida e quero repetí-la. Vou às lojas e olho, olho, procuro, procuro... mas estou saindo sem nada na maioria das vezes, mesmo quando preciso de algo de verdade.

Então, decidi passar o mês de julho sem compras. Para isso, defini algumas regras sobre o que posso e o que não posso comprar:


Posso comprar:

- Alimentos;

-Produtos de limpeza;

-Medicamentos;

-Presentes para familiares e amigos em datas especiais como aniversários (tenho 2 neste mês);

-Consultas médicas, odontológicas ou outros procedimentos necessários para a saúde;

-Gastos com transporte (gasolina, óleos lubrificantes);

-Almofadas para as bancadas do fogão a lenha (já encomendadas, a serem recebidas e pagas);

-Refeições fora de casa.


Não posso comprar:

- Roupas (inclusive lingeries);

- Bolsas;

- Calçados;

- Acessórios;

- Bijouterias ou joias;

- Produtos de beleza e maquiagem (todos! Tenho um estoque em casa para muito mais de um mês;

- CDs e DVDs;

- Eletrodomésticos, eletrônicos, itens de informática;

- Peças de enxoval ou reposição de antigas;

- Utensílios para a cozinha ou para usar na casa;

- Jornais e revistas (assino a Você S.A, que continuarei recebendo);

- Livros. Tenho 4 novos da minha área (Marketing) que ainda não tirei do pacote e mais 3 da Stormie Omartian que comprei num sebo e ainda não li;

- Todo tipo de objetos supérfluos ou que não sejam indispensáveis, como diz o dialeto italiano da minha região os “potatches”.;

- As pequenas indulgências do dia-a-dia, tais como chocolates, brigadeiros, cupcakes, tortinhas e toda sorte de doces... (estou de dieta, e isso acabaria com minha força de vontade).

O desafio começa na terça-feira, dia 1º... vamos ver como será a repetição da experiência.


Maristela


2 comentários:

  1. Maristela

    Acompanho seu blog e goste muito, já fiz um desafio parecido, fiquei 100dias sem compras... e logo logo quero repetir de novo, só que acho o mes de julho problematico por causa das férias das crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! 100 dias sem compras requer muita determinação! Parabéns!
      Sabe, você mencionou as férias das crianças, eu realmente não lembrei disso. Tenho uma filha de 6 anos que terá 2 semanas de férias. Acho que o desafio será maior ainda!
      Penso que o que vale mesmo é a ideia, repensar nosso comportamento de consumo, o que realmente precisamos para viver bem.
      Gostaria de saber como foi sua experiência de 100 dias sem compras, se quiser compartilhar ficarei muito grata.
      Abraços,

      Excluir