sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Viatmina K2: os benefícios para sua saúde

Se há uma vitamina que você precisa saber mais a respeito, é a vitamina K2. A primeira razão é que você provavelmente não está obtendo o suficiente. A segunda é que ela não recebe a atenção que merece e até há pouco tempo atrás era realmente difícil encontrar informações confiáveis e fáceis de usar sobre ela.

A vitamina K também são conhecida como a vitamina anti-hemorrágica recebeu esse nome exatamente pela palavra dinamarquesa koagulation, ou coagulação. Esse processo que ocorre no sangue é responsável por parar o sangramento impedindo que nós tenhamos uma hemorragia. As vitaminas K são pertencentes ao grupo das vitaminas lipossolúveis, ou seja, para serem absorvidas pelo nosso corpo precisam estar vinculadas a gorduras (lipídeos). Existem três tipos de vitamina K, a fitomenadiona, ou K1, que pode ser encontrada em vegetais de cor escura, a menaquinona, ou K2, produzida por bactérias ou presente em alimentos fermentados e a menadiona sintética, ou K3, a qual não recomendada suplementação.
A atividade da flora bacteriana  é principal fonte de vitamina K2. Além disso, a substância é produzida por bactérias que colonizam o cólon saudável, encontradas também na soja fermentada, no fígado, na gema do ovo, no leite, na fermentação de queijos, no iogurte e nos óleos de peixes.
                               
                                   
Apesar das três trazerem benefícios para a nossa saúde, a que tem tido destaque nos últimos anos é a menaquinona (K2), estudos científicos tem mostrado que ela é essencial para o nosso corpo. Segundo o Estudo Rotterdam realizado em 2004, pioneiro na demonstração dos efeitos davitamina K2, a substância é capaz de estender a nossa sobrevida. Nele, os indivíduos que ingeriram altas doses de vitamina K2 apresentaram 50% menos chances de morte por doença coronariana e menor nível de calcificação das artérias, quando comparadas aos indivíduos que ingeriram pouca vitamina K2.
A quantidade produzida pelas bactérias saudáveis do nosso intestino pode não ser suficiente, principalmente com o passar dos anos, causando a deficiência dessa vitamina que pode prejudicar nossos ossos e coração, por isso muitas vezes é necessário repor essa vitamina através de suplementos. A vitamina K2 tem sido apontada como um nutriente capaz de combater diversos males, como as doenças cardíacas e a osteoporose. Esta substância ganhou a atenção dos cientistas nos últimos anos, e tem sido considerada uma grande potencializadora da vitamina D, quando ambas são usadas juntas. Diversas pesquisas têm analisado os benefícios da associação entre a vitamina K2 e a vitamina D3, que juntas fortalecem os ossos e contribuem para a saúde cardiovascular.
A menaquinona impede que o cálcio fique depositado em locais que não são apropriados, como as artérias (aterosclerose), articulações (artroses) e órgãos (cálculo renal, cálculo vesicular e catarata). Quando o nosso corpo sofre uma lesão ou agressão, a resposta se dá por meio da reação inflamatória que o cálcio depositado no tecido lesado causa. Se isto ocorre nos vasos sanguíneos, é um sinal de que a doença arterial coronariana está se manifestando de maneira imperceptível, o que significa que há placa se formando na artéria, um problema que pode desencadear um ataque cardíaco.
A Vitamina K2 tem uma ampla gama de benefícios subestimados para a saúde
A síndrome metabólica (SM) é um conjunto de anormalidades metabólicas e está associada com aumento do risco de diabetes e doenças cardiovasculares.  Um  estudo acompanhou 625 participantes por 10 anos e os pesquisadores concluíram, após este período, que uma alta ingestão de menaquinonas estão associados a uma menor ocorrência de eventos da SM.
Todos os tecidos vivos requerem nutrientes essenciais, tais como aminoácidos, ácidos graxos, minerais, vitaminas e água. O esqueleto requer nutrientes para o seu desenvolvimento e manutenção, mantendo massa óssea e densidade. Se os requisitos nutricionais esqueléticos não forem satisfeitos, as consequências podem ser bastante severas. Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente na promoção da saúde óssea e inibição da calcificação vascular pela vitamina K2. Esta vitamina regula a remodelagem óssea, um processo importante e necessário para manter o osso adulto. A remodelagem óssea envolve a remoção de ossos antigos ou danificados por osteoclastos e sua substituição por osso novo formado por osteoblastos, sendo este processo rigorosamente regulado, para a manutenção da densidade mineral óssea (DMO) adequada. A vitamina K2 é muito importante para a produção de certas proteínas como a GLA ou osteocalcina, que representa até 2% da nossa estrutura óssea e é responsável por se ligar ao cálcio deixando nossos ossos mais fortes. A absorção do cálcio é beneficiada pela vitamina D, fator que contribui para a saúde dos ossos.
A vitamina K2 também ajuda você a produzir e permanecer sensível à insulina. Isso significa que ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, portanto protege contra diabetes e evita os problemas metabólicos que muitas vezes surgem como consequência da obesidade. Ela promove a saúde sexual, ajudando você a otimizar seus hormônios sexuais. Por exemplo, ele aumenta os níveis de testosterona e a fertilidade nos homens, e ajuda a trazer os níveis elevados de hormônios masculinos encontrados em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) de volta ao normal. Ela ajuda a melhorar o desempenho nos exercícios físicos, aumentando sua capacidade de utilizar energia durante períodos de atividade física. Também protege contra o câncer, suprimindo os genes que tornam as células cancerosas e expressando os genes que tornam as células saudáveis.

A vitamina K2 também ajuda você a produzir e permanecer sensível à insulina.

Essas funções são mostradas no infográfico abaixo.
   
Além das funções já descritas para a vitamina K2 anteriormente, outras estão sendo atualmente pesquisadas. Um estudo realizado por cientistas búlgaros e publicado em dezembro de 2016 no periódico científico Folia Med (Plovdiv), demonstrou que a vitamina K2 impediu o desenvolvimento de ansiedade e depressão, mas não melhorou o déficit de memória causado pela síndrome metabólica*. A síndrome metabólica é um transtorno socialmente reconhecido como um fator predisponente ao desenvolvimento de depressão, ansiedade e comprometimento cognitivo nos seres humanos. De acordo com os autores, pode ser que o efeito ansiolítico de vitamina K2 seja, pelo menos em parte, devido aos seus efeitos sobre a glicose no sangue, enquanto que o efeito antidepressivo seja independente de glicose.
*O termo Síndrome Metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. A Síndrome Metabólica tem como base à resistência à ação da insulina, daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina. Isto é: a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue. Alguns fatores contribuem para o aparecimento: os genéticos, excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física.
O diagnóstico é dado quando três ou mais fatores de risco estiverem presentes numa mesma pessoa.
Veja, a seguir, quais são eles:

Fatores de Risco
  • Circunferência abdominal aumentada – Em homens cintura com mais de 102cm e nas mulheres maior que 88cm.
  • Nível baixo do HDL (“bom colesterol”) – Em homens menos que 40mg/dl e nas mulheres menos do que 50mg/dl.
  • Triglicerídeos elevado  – 150mg/dl ou superior
  • Pressão sanguínea alta – 135/85 mmHg ou superior ou se está utilizando algum medicamento para reduzir a pressão
  • Glicose elevada – 110mg/dl ou superior.

Consumo oral de vitamina K2 por 8 semanas está associado a um aumento do volume cardíaco máximo durante o exercício.
 A vitamina K2 não é encontrada em tipicamente em uma dieta ocidental porque são encontradas em uma variedade de alimentos fermentados. A vitamina K2 em particular demonstrou restaurar a função mitocondrial e tem um papel chave na produção de ATP mitocondrial. Assim, é razoável supor que a suplementação dietética com vitamina K2 poderia aumentar a função do músculo com alto conteúdo mitocondrial (por exemplo, músculos esquelético e cardíaco). 

A vitamina K2 em particular demonstrou restaurar a função mitocondrial e tem um papel chave na produção de ATP mitocondrial.

O objetivo de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Norte do Texas e publicado em julho de 2017 na revista Alternative Therapies in Health and Medicine foi determinar se 8 semanas de suplementação dietética com vitamina K2 poderiam alterar as respostas cardiovasculares em um teste ergométrico.  O estudo foi um ensaio controlado randomizado que foi realizado no Laboratório de Fisiologia Aplicada do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Norte do Texas (Denton, TX, EUA). Os participantes eram atletas treinados dos sexos masculino e feminino (N = 26).  Os participantes foram distribuídos aleatoriamente a um grupo controle que recebeu um placebo de farinha de arroz, ou a um grupo de intervenção que recebeu vitamina K2. Para as semanas 1 a 4, os participantes receberam 300 mg/d. Durante as semanas 5 a 8, eles receberam 150 mg/d. Os indivíduos atribuídos ao grupo controle receberam doses semelhantes para espelhar o grupo de intervenção. Os indivíduos consumiram os suplementos durante um período de 8 semanas, enquanto eles mantiveram seus hábitos de exercício típicos. Na linha de base e pós-intervenção, os participantes completaram um teste de exercício graduado padrão, em uma bicicleta ergométrica eletrônica. Antes do teste, os participantes foram equipados com um espirômetro, e seu consumo de oxigênio, produção de dióxido de carbono, taxa respiratória e taxa de troca respiratória foram medidas. Além disso, os participantes foram equipados com eletrodos montados na pele que mediram o débito e a frequência cardíaca. Para avaliar a alteração cumulativa do exercício, um valor de área sob a curva (AUC) foi calculado separadamente para cada variável de resultado em cada ponto do tempo de tratamento.  A suplementação de vitamina K2 foi associada a um aumento de 12% no débito cardíaco máximo, com tendência para aumento da AUC cardíaca. Nenhuma alteração significativa ocorreu no volume cardíaco. Os resultados obtidos levaram os cientistas a concluírem que embora a suplementação de vitamina K2 tenha sido previamente relatada por melhorar a função cardiovascular em pacientes doentes, o presente estudo é o primeiro a reportar seu potencial em indivíduos ativos saudáveis. Mais pesquisas são necessárias para avaliar completamente os efeitos potenciais dos efeitos observados.
Referências
Vitamina K2 e saúde óssea
The Ultimate Vitamin K2 Resource
Vitamina K2: Benefícios e Alimentos que a Contém
Vitamin K2 Improves Anxiety and Depression but not Cognition in Rats with Metabolic Syndrome: a Role of Blood Glucose?
A high menaquinone intake reduces the incidence of coronary heart disease
Dietary intake of menaquinone is associated with a reduced risk of coronary heart disease: the Rotterdam study.
In vitro vitamin K(2) and 1α,25-dihydroxyvitamin D(3) combination enhances osteoblasts anabolism of diabetic mice.
Vitamin K2 Supplementation Improves Insulin Sensitivity via Osteocalcin Metabolism: A Placebo-Controlled Trial
Association Between Vitamin K and the Metabolic Syndrome: A 10-Year Follow-Up Study in Adults.
Hepatoma-derived growth factor: A survival-related protein in prostate oncogenesis and a potential target for vitamin K2.
Does vitamin K2 play a role in the prevention and treatment of osteoporosis for postmenopausal women: a meta-analysis of randomized controlled trials. 
Vitamin K2 Ameliorates Damage of Blood Vessels by Glucocorticoid: a Potential Mechanism for Its Protective Effects in Glucocorticoid-induced Osteonecrosis of the Femoral Head in a Rat Model.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4910597/
Distribution of vitamin K2 in subchondral bone in osteoarthritic knee joints.
http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00167-012-2239-4
Therapeutic effects of systemic vitamin k2 and vitamin d3 on gingival inflammation and alveolar bone in rats with experimentally induced periodontitis.
http://www.joponline.org/doi/abs/10.1902/jop.2015.140467?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3 Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed&
Oral Consumption of Vitamin K2 for 8 Weeks Associated With Increased Maximal Cardiac Output During Exercise.

Um comentário:

  1. Merit Casino | Best Bitcoin Sports Betting
    Merit Casino is a Bitcoin Sportsbook deccasino with a variety of games. The sports betting platform has been around for a decade, with a number of

    ResponderExcluir